sábado, agosto 30, 2003

O Grande Roubo Americano

Riverbend (Iraquiana, 24 anos, em Bagdad) conta uma pequena "anedota":

  • O primo dela, engenheiro civil com prática em construir pontes, calculou o custo de reconstruir uma das pontes de Bagdad: $300.000 dólares.
  • Uma semana depois, o contrato de reconstrução foi atribuído a uma empresa americana pela módica quantia de $50.000.000 dólares, ou seja, 166 vezes mais!

Não admira, portanto, que o PÚBLICO afirme que "No Iraque, peritos independentes estimam que um terço do custo mensal de 3.9 mil milhões é lucro de empresas contratadas."

No mesmo artigo, o PÚBLICO informa que "Para além da necessidade concreta de partilhar o esforço militar, os EUA querem também dividir o compromisso económico da estabilização e reconstrução do Iraque, estimado em dezenas de milhares milhões de dólares."

Ou seja, os EUA pretendem dividir o custo de reconstruir o Iraque, mas apenas 0,6% do custo é efectivamente útil: o resto é subsídio desnecessário às empresas americanas.

Dito de outra forma: do dinheiro que a União Europeia ou Portugal envie para a reconstrução do Iraque, 99,4% é desperdício que beneficiará os EUA. É o Grande Roubo Americano!

Citando ainda o mesmo artigo, o senador democrata Joseph Biden afirmou na Quarta-feira que "Temos 95 por cento das mortes, 95 por cento das tropas e 95 por cento dos custos."

Considerando que 99,4% dos custos de reconstrução são desnecessários, parece-me que a Comunidade Internacional já contribui o suficiente. Os EUA que subsidiem as suas próprias empresas! Mas escusavam de atacar o Iraque para isso...

domingo, agosto 24, 2003

Ao início, hesitantes...

Ele tem 38 anos, ela tem 45, são casados com dois filhos pequenos, com muitos berros para dar! Diremos mais quando percebermos como isto funciona :-)