sábado, fevereiro 28, 2004

Um Professor?

Ando eu para aqui a dizer mal de tudo, quando tropeço numa pequena notícia do António Granado no Público, que por sua vez anuncia o trabalho de Luís Palma de Jesus, professor de Geografia na Escola EB 2, 3 de Santa Clara, em Évora.

O dito professor cometeu a pequena proeza de pôr 71 alunos a criar e escrever em blogs.

Calem-se as vozes que se queixam das limitações dos alunos: não são certamente alunos incultos os que abraçam a tarefa de escrever regularmente o que lhes vai na alma. Houvesse antes mais professores de Português com a mentalidade deste professor de Geografia, e certamente as miseráveis classificações de Português deixariam de ser miseráveis.

Um professor pode fazer a diferença: parabéns, Professor Luís Palma de Jesus!

terça-feira, fevereiro 17, 2004

Metro no Terreiro do Paço

A história do metropolitano no Terreiro do Paço tem todos os indícios de ser um erro colossal que ninguém quer assumir.

Em 2005 ou 2006, a nova estação de metro do Terreiro do Paço será inaugurada de forma luxuosa, juntando numerosos políticos e inúmeras figuras do Jet Set na viagem inaugural.

Depois, à boa maneira portuguesa, descobrir-se-ão "pequenos problemas" que, por uma questão de mera precaução, obrigarão a encerrar temporariamente a estação. Dois meses depois, descobrir-se-ão problemas mais graves que obrigam a "pequenas obras", prevendo-se a abertura da estação ao público em meados de 2009.

Com alguma sorte, o rio Tejo reclamará o que é seu fazendo menos vítimas que o rio Douro em Entre-os-Rios.

domingo, fevereiro 15, 2004

A Torre de Vidro

Após alguns milhares de anos, parece que Lisboa não pode continuar a ser uma boa capital do País sem exibir uma ou várias torres de 100 metros na margem do rio. Será que a cidade não tem mais nada para mostrar? Ou será que o objectivo é os lisboetas levantarem os olhos para a torre, embasbacados, ignorando assim as horrorosas porcarias, velhas e novas, que se vêm ao nível do chão?